domingo, 13 de dezembro de 2009



HISTÓRIA


O Papagaio Cinzento é um dos papagaios africanos mais conhecidos, sobretudo devido à sua capacidade de imitar a voz humana.
O Papagaio Cinzento pode ser encontrado em estado selvagem na zona Central e Ocidental de África. Gregário, vive em grandes bandos em zonas de floresta tropical ou nas orlas destas.



Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género:
Psittacus
Espécie: P. erithacus
Comprimento:
35 a 40 cm
Peso:
400 a 500 g
Longevidade:
+ 60 anos
Maturidade: 5 a 6 anos




TEMPERAMENTO
O Papagaio Cinzento é uma ave muito amistosa. Inteligente e sensível, foi sobretudo a capacidade de “falar”, ou seja, reproduzir a voz humana, que lhe trouxe popularidade. Mas ao contrário de outros papagaios, o Papagaio Cinzento é bastante tímido e apesar de ser um talentoso mímico pode não desejar falar se estiverem estranhos na divisão. Por uma lado, esta característica pode parecer uma desvantagem quando quer exibir a ave aos vizinhos, mas por outro, o facto de serem aves mais calmas, não vai incomodar os vizinhos com o barulho.

Com uma esperança média de vida longa, cerca de 40 anos, o Papagaio Cinzento é um animal de estimação para a vida. Uma das características desta ave é a preferência por um dos elementos da família, por quem desenvolve especiais laços de afectividade. Esta pessoa pode não ser o tratador. Estes papagaios por vezes desenvolvem também aversão a determinadas pessoas que frequentam a casa.

Entre aves da mesma espécie, os Papagaios Cinzentos têm uma excelente convivência. Contudo, podem-se mostrar agressivos com aves de menor porte.

Com alguma tendência para arrancar as penas, é importante fornecer estímulos ao animal e impedir que se sinta solitário.


APARÊNCIA GERAL
O Papagaio Cinzento é uma ave de porte médio da família dos Psitáceos. Tal como o nome indica, tem a plumagem maioritariamente cinzenta, excepto na cauda que é vermelha. A região à volta dos olhos é também branca. Os olhos são escuros enquanto jovens e passam a amarelos na idade adulta.

Não é possível distinguir os sexos visualmente, uma vez que o macho e a fêmea são idênticos.


ALOJAMENTO
A regra para o alojamento de papagaios é “Quanto maior, melhor”. De facto os Papagaios Cinzentos têm já um porte considerável e precisam de algum espaço dentro de casa. As medidas mínimas de uma gaiola são: 80 x 80 x 80 cm, mas nestes casos deve ser permitido à ave sair diariamente. Um bom aviário necessita de ter 120 x 100 x 120 cm. Mas mesmo nestes casos, é aconselhável que o Papagaio possa esticar as penas no exterior da gaiola.

Os Papagaios Cinzentos podem ser alojados no exterior, uma vez que são aves bastante resistentes. Necessitam sempre de um abrigo nocturno e de protecção contra as correntes de ar.

O aviário deve ser recheado de brinquedos e troncos e deve ser especialmente resistente. Outros artifícios, tais como plantas, tornam-se um desperdício, pois os papagaios rapidamente os destroem.

Em estado selvagem, os Papagaios Cinzentos são ávidos trepadores. Utilizam o bico e as garras para trepar as árvores e recolher os frutos. Aconselha-se por isso que o alojamento destes animais tenha barras horizontais.

A colocação da gaiola é muito importante: evite a exposição à luz directa do sol e a correntes de ar

Em estado selvagem, os Papagaios Cinzentos são ávidos trepadores. Utilizam o bico e as garras para trepar as árvores e recolher os frutos. Aconselha-se por isso que o alojamento destes animais tenha barras horizontais.

A colocação da gaiola é muito importante: evite a exposição à luz directa do sol e a correntes de ar

Dieta
Os Papagaios Cinzentos têm disponível no mercado ração para papagaios. Esta deve ser a base da dieta destas aves, que deve ser complementada com uma dose diária de frutas e vegetais. Podem ser necessário complexos minerais e vitamínicos para suprir algumas necessidades alimentares dos papagaios.

HIGIENE
Os Papagaios Cinzentos gostam de se banhar. Forneça-lhes diarimente um recipiente com água morna e limpa para que possam tomar banho.

SUBESPÉCIES
Existem duas subespécies do Papagaio Cinzento

— Papagaio Cinzento do Congo (Psittacus erithacus erithacus) – Esta é a subespécie mais popular como ave de estimação. Habita a zona ocidental do continente africano. São um pouco maiores e têm penas de cor cinzento claro. A cauda é de um vermelho vivo e o bico é preto.

— Psittacus erithacus princeps: O Papagaio Cinzento (de Gana Ocidental) é muito parecido com o do Congo, mas é menor e tem uma cor mais escura. É proveniente das ilhas São Tomé e Príncipe.

— Papagaio Cinzento de Timneh (Psittacus erithacus timneh) – Mais pequenos, com a plumagem mais escura nas costas. A cauda é também mais escura e o bico tem uma tonalidade rosada na parte superior. É considerada uma ave mais calma do que a variante do Congo.

Existem outros grupos de Papagaios Cinzentos cuja classificação ainda não é clara. Há quem defenda a classificação dos Papagaios Cinzentos do Golfo da Guiné como Psittacus erithacus princeps, por serem mais pequenos e mais escuros. É reclamado também o estatuto de subespécie para um outro grupo de Papagaios Cinzentos, conhecidos como Big Silver. Têm as penas mais claras e porte maior.