domingo, 13 de dezembro de 2009

Forpus Cyanopygius
Também é conhecido como Turquesa-rumped Parrotlet ou mexicano Blue-rumped Parrotlet. (Souancé 1856)

Sinónimos
Psittacula cyanopygia Souancé, 1856
Psittacula cyanopyga 1856
Psittaculus cyanopygius 1856
Psittacula insularis Ridgway, 1888
Psittacula pallida 1889

Subespécies
Forpus cyanopygius cyanopygius, 1856
Forpus cyanopygius insularis, 1888
Forpus cyanopygius pallidus

Localização
Estes papagaios pequenos são relativamente comuns na maioria da sua espécie, que está no noroeste do México, Durango especificamente ocidental e Sinaloa, Colima, na medida do sul.

No entanto, recentemente o seu número ter diminuído em algumas localidades, especialmente no Outer Grayson insularis (Forpus cyanopygius), espécie que se encontra em ameaçada.

Eles preferem país luminosos com áreas de floresta, ou zonas tropicais árido com 1.320m, especialmente ao longo da água. Fora da época de acasalamento, são normalmente encontradas em bandos de 10 a 40 pássaros. Eles podem ocasionalmente ser encontradas juntamente com Aratinga canicularis.

A plumagem verde destes papagaios apresentar uma camuflagem perfeita na folhagem das árvores, onde passam uma boa parte do dia. Eles geralmente tens um chamar próprio quando vão procuram companhia para se deslocarem ao locais de alimento, que são no início da manha e da tarde.

Descrição

Machos
A plumagem é principalmente verde. A testa, os lados da cabeça, peito e abdómen são verde-amarelada e pálida. Ocasionalmente, uma ligeira coloração azulada pode ser visto no abdómen. A parte inferior das costas, parte superior penas da cauda, ao abrigo das asas e as penas do ombro são azul-turquesa. Os abrigos primários, secundários e superior das asas são azul pálido. A parte inferior da cauda e as penas de voo são verde-azulado. Por norma é cor-de-chifre pálida com uma coloração cinza. Eles têm estreitos anéis cinzento-claro dos olhos. A íris é marrom escuro e os pés cinza.

Fêmeas
As fêmeas são facilmente identificadas como não têm a marcação azul que pode ser visto no macho. As áreas que são de cor azul no macho são verde-amarelado na fêmea. A parte inferior é também um tom de amarelo brilhante, sem derrame ou azul claro. Também não há azul na parte inferior da cauda e as penas de voo. A plumagem é mais amarelada no peito e abdómen.

Juvenis
São como os adultos, mas menos coloridas. As marcações de azul, que pode ser visto no macho adulto são misturados com o verde. Jovens do sexo masculino pode ser identificado pelo derrame esverdeada evidente na coloração azul-turquesa das suas ancas, ao abrigo das asas e axilares. Seus abrigos primários também mostram apenas um traço de azul.

Dimensão
13 cm por 5,25cm

Alimentação
Sua dieta natural consiste em vários frutas maduras, sementes, capim-sementes e bagas.

Devem dispor de uma mistura, seca composta de sementes diversas, incluindo trigo, aveia, alpiste, milho miúdo diversas, sementes de ervas daninhas e um pouco de girassol de boa qualidade. Várias frutas frescas (incluindo maçãs) e legumes (cenoura ou seja), Durante a época de reprodução, em particular, insectos e vários alimentos macios devem estar disponíveis também.

Produção
Forpus Cyanopygius estão bastante tranquilos. Eles são tímidos, particularmente durante a adaptação. São encontrados muitas vezes metidos no canto do viveiro assustados. É melhor evitar perturbações e proporcionar vários arbustos para se sentirem seguros. A aclimatação é por vezes difícil. Inicialmente são sensíveis ao frio e às infecções. Eles não toleram bem uma mudança brusca da sementes, é importante introduzir os novos alimentos devagar e com cautela.

São aves que gostam muito de tomar banho diariamente, é recomendado uma taça rasa com água. Para satisfazer a sua vontade de morder e também para entretenimento, é importante estar presente galhos de salgueiro frescos.

São aves activas que exigem grandes voos, garantindo assim uma boa saúde e um bem-estar exemplar. Os viveiro devem de ter uma dimensão de 3x1x2m, e não podem ser colocadas outro tipo de espécie nos viveiros se pretenderem ter sucesso.

Fornecer um ninho com as seguintes medidas 15x15x25cm, e com um orifício de 5cm de entrada. A altura da reprodução é sinalizada por uma coloração mas intensiva no azul-prateado.

Põem em média 6 a 8 ovos, em dias alternados. O período da incubação é feito apenas pela a fêmea. Que começa a incubar os ovos após o segundo ovo ser colocado. O período de incubação é cerca de 19 dias e durante esse tempo ela raramente sai do ninho é alimentada pelo macho. Durante esse tempo, ela esta sensível à perturbação e inspecção do ninho. Por vezes pode abandona os ovos ou filhotes derivado as perturbado. Os filhotes são alimentados durante 4 a 5 semanas, apões eles deixarem o ninho tornam-se independentes ao fim de 2 a 3 semanas. É importante retirar o mais rápido possível as jovens aves do viveiro os pais por vezes ferem os filhos por querem reproduzir novamente.

Fonte:www.avianweb.com