domingo, 13 de dezembro de 2009



HISTÓRIA


O Papagaio Cinzento é um dos papagaios africanos mais conhecidos, sobretudo devido à sua capacidade de imitar a voz humana.
O Papagaio Cinzento pode ser encontrado em estado selvagem na zona Central e Ocidental de África. Gregário, vive em grandes bandos em zonas de floresta tropical ou nas orlas destas.



Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género:
Psittacus
Espécie: P. erithacus
Comprimento:
35 a 40 cm
Peso:
400 a 500 g
Longevidade:
+ 60 anos
Maturidade: 5 a 6 anos




TEMPERAMENTO
O Papagaio Cinzento é uma ave muito amistosa. Inteligente e sensível, foi sobretudo a capacidade de “falar”, ou seja, reproduzir a voz humana, que lhe trouxe popularidade. Mas ao contrário de outros papagaios, o Papagaio Cinzento é bastante tímido e apesar de ser um talentoso mímico pode não desejar falar se estiverem estranhos na divisão. Por uma lado, esta característica pode parecer uma desvantagem quando quer exibir a ave aos vizinhos, mas por outro, o facto de serem aves mais calmas, não vai incomodar os vizinhos com o barulho.

Com uma esperança média de vida longa, cerca de 40 anos, o Papagaio Cinzento é um animal de estimação para a vida. Uma das características desta ave é a preferência por um dos elementos da família, por quem desenvolve especiais laços de afectividade. Esta pessoa pode não ser o tratador. Estes papagaios por vezes desenvolvem também aversão a determinadas pessoas que frequentam a casa.

Entre aves da mesma espécie, os Papagaios Cinzentos têm uma excelente convivência. Contudo, podem-se mostrar agressivos com aves de menor porte.

Com alguma tendência para arrancar as penas, é importante fornecer estímulos ao animal e impedir que se sinta solitário.


APARÊNCIA GERAL
O Papagaio Cinzento é uma ave de porte médio da família dos Psitáceos. Tal como o nome indica, tem a plumagem maioritariamente cinzenta, excepto na cauda que é vermelha. A região à volta dos olhos é também branca. Os olhos são escuros enquanto jovens e passam a amarelos na idade adulta.

Não é possível distinguir os sexos visualmente, uma vez que o macho e a fêmea são idênticos.


ALOJAMENTO
A regra para o alojamento de papagaios é “Quanto maior, melhor”. De facto os Papagaios Cinzentos têm já um porte considerável e precisam de algum espaço dentro de casa. As medidas mínimas de uma gaiola são: 80 x 80 x 80 cm, mas nestes casos deve ser permitido à ave sair diariamente. Um bom aviário necessita de ter 120 x 100 x 120 cm. Mas mesmo nestes casos, é aconselhável que o Papagaio possa esticar as penas no exterior da gaiola.

Os Papagaios Cinzentos podem ser alojados no exterior, uma vez que são aves bastante resistentes. Necessitam sempre de um abrigo nocturno e de protecção contra as correntes de ar.

O aviário deve ser recheado de brinquedos e troncos e deve ser especialmente resistente. Outros artifícios, tais como plantas, tornam-se um desperdício, pois os papagaios rapidamente os destroem.

Em estado selvagem, os Papagaios Cinzentos são ávidos trepadores. Utilizam o bico e as garras para trepar as árvores e recolher os frutos. Aconselha-se por isso que o alojamento destes animais tenha barras horizontais.

A colocação da gaiola é muito importante: evite a exposição à luz directa do sol e a correntes de ar

Em estado selvagem, os Papagaios Cinzentos são ávidos trepadores. Utilizam o bico e as garras para trepar as árvores e recolher os frutos. Aconselha-se por isso que o alojamento destes animais tenha barras horizontais.

A colocação da gaiola é muito importante: evite a exposição à luz directa do sol e a correntes de ar

Dieta
Os Papagaios Cinzentos têm disponível no mercado ração para papagaios. Esta deve ser a base da dieta destas aves, que deve ser complementada com uma dose diária de frutas e vegetais. Podem ser necessário complexos minerais e vitamínicos para suprir algumas necessidades alimentares dos papagaios.

HIGIENE
Os Papagaios Cinzentos gostam de se banhar. Forneça-lhes diarimente um recipiente com água morna e limpa para que possam tomar banho.

SUBESPÉCIES
Existem duas subespécies do Papagaio Cinzento

— Papagaio Cinzento do Congo (Psittacus erithacus erithacus) – Esta é a subespécie mais popular como ave de estimação. Habita a zona ocidental do continente africano. São um pouco maiores e têm penas de cor cinzento claro. A cauda é de um vermelho vivo e o bico é preto.

— Psittacus erithacus princeps: O Papagaio Cinzento (de Gana Ocidental) é muito parecido com o do Congo, mas é menor e tem uma cor mais escura. É proveniente das ilhas São Tomé e Príncipe.

— Papagaio Cinzento de Timneh (Psittacus erithacus timneh) – Mais pequenos, com a plumagem mais escura nas costas. A cauda é também mais escura e o bico tem uma tonalidade rosada na parte superior. É considerada uma ave mais calma do que a variante do Congo.

Existem outros grupos de Papagaios Cinzentos cuja classificação ainda não é clara. Há quem defenda a classificação dos Papagaios Cinzentos do Golfo da Guiné como Psittacus erithacus princeps, por serem mais pequenos e mais escuros. É reclamado também o estatuto de subespécie para um outro grupo de Papagaios Cinzentos, conhecidos como Big Silver. Têm as penas mais claras e porte maior.

LOCAIS ONDE SE ENCONTRAM OS PAPAGAIOS

Brazil 70 espécie
Trinidad 8 espécie
Australia 52 espécie
Myanmar 7 espécie
Columbia 49 espécie
Thailand 6 espécie
Venezuela 48 espécie
The Malay Peninsula 6 espécie
Indonesia 45 espécie
Uruguay 6 espécie
Peru 41 espécie
Sri Lanka 5 espécie
Ecuador 38 espécie
Indochina 5 espécie
Bolivia 38 espécie
Figi 5 espécie
The Guianas 29 espécie
New Celadonia 4 espécie
Argentina 25 espécie
Jamaica 4 espécie
Panama 20 espécie
Puerto Rico 4 espécie
Mexico 18 espécie
Chile 4 espécie
Paraguay 17 espécie
Madagascar 3 espécie
Costa Rica 16 espécie
Comoros 3 espécie
Central Africa 14 espécie
The Mascarene Islands 3 espécie
Honduras 13 espécie
Afghanastan 3 espécie
Guatemala 12 espécie
China 3 espécie
The Philippines 11 espécie
Seychelles 2 espécie
The Solomon Islands 11 espécie
Southern Africa 10 espécie
Cuba 2 espécie
India 10 espécie
Hispaniola 2 espécie
New Zealand 9 espécie
Iraq 1 espécie
Northern Africa 8 espécie
Tibet 1 espécie

fonte:www.buffaloparrot.com

Papagaios extintos

MARTINIQUE PARROT amazona martincana

RODRIGUES PARROT necropsittacus rodericanus

BROAD BILLED PARROT lophopsittacus mauritianus

GUADELOUPE PARAKEET aratinga labati

JAMAICAN RED MACAW ara gossei

CEBU HANGING PARROT philipensis chrysonotus

DOMINICAN GREEN AND YELLOW MACAW ara atwoodi

GUADELOUPE PARROT amazona violacea

JAMAICAN GREEN AND YELLOW MACAW ara erythrocephala

LESSER ANTILLEAN MACAW ara guadeloupensis

MAURITIUS GREY PARROT lophopsittacus bensoni

RUFOUS TAILED PARROT sumatranus heterurus

NORFOLK ISLAND KAKA nestor productus

MASCARENE PARROT mascarinus mascarinus

SEYCHELLES PARAKEET psittacula wardi

NEWTON'S PARAKEET psittacula exsul

BLACK FRONTED PARAKEET cyanoramphus zealandicus

SOCIETY PARAKEET cyanoramphus ulietanus

CUBAN MACAW ara tricolor

CAROLINA PARAKEET conuropsis carolinesis

NEW CELEDONIAN LORIKEET charmosyna diadema

PARADISE PARROT psephotus pulcherrimus

GLAUCOUS MACAW anodorhynchus glaucus

Forpus Cyanopygius
Também é conhecido como Turquesa-rumped Parrotlet ou mexicano Blue-rumped Parrotlet. (Souancé 1856)

Sinónimos
Psittacula cyanopygia Souancé, 1856
Psittacula cyanopyga 1856
Psittaculus cyanopygius 1856
Psittacula insularis Ridgway, 1888
Psittacula pallida 1889

Subespécies
Forpus cyanopygius cyanopygius, 1856
Forpus cyanopygius insularis, 1888
Forpus cyanopygius pallidus

Localização
Estes papagaios pequenos são relativamente comuns na maioria da sua espécie, que está no noroeste do México, Durango especificamente ocidental e Sinaloa, Colima, na medida do sul.

No entanto, recentemente o seu número ter diminuído em algumas localidades, especialmente no Outer Grayson insularis (Forpus cyanopygius), espécie que se encontra em ameaçada.

Eles preferem país luminosos com áreas de floresta, ou zonas tropicais árido com 1.320m, especialmente ao longo da água. Fora da época de acasalamento, são normalmente encontradas em bandos de 10 a 40 pássaros. Eles podem ocasionalmente ser encontradas juntamente com Aratinga canicularis.

A plumagem verde destes papagaios apresentar uma camuflagem perfeita na folhagem das árvores, onde passam uma boa parte do dia. Eles geralmente tens um chamar próprio quando vão procuram companhia para se deslocarem ao locais de alimento, que são no início da manha e da tarde.

Descrição

Machos
A plumagem é principalmente verde. A testa, os lados da cabeça, peito e abdómen são verde-amarelada e pálida. Ocasionalmente, uma ligeira coloração azulada pode ser visto no abdómen. A parte inferior das costas, parte superior penas da cauda, ao abrigo das asas e as penas do ombro são azul-turquesa. Os abrigos primários, secundários e superior das asas são azul pálido. A parte inferior da cauda e as penas de voo são verde-azulado. Por norma é cor-de-chifre pálida com uma coloração cinza. Eles têm estreitos anéis cinzento-claro dos olhos. A íris é marrom escuro e os pés cinza.

Fêmeas
As fêmeas são facilmente identificadas como não têm a marcação azul que pode ser visto no macho. As áreas que são de cor azul no macho são verde-amarelado na fêmea. A parte inferior é também um tom de amarelo brilhante, sem derrame ou azul claro. Também não há azul na parte inferior da cauda e as penas de voo. A plumagem é mais amarelada no peito e abdómen.

Juvenis
São como os adultos, mas menos coloridas. As marcações de azul, que pode ser visto no macho adulto são misturados com o verde. Jovens do sexo masculino pode ser identificado pelo derrame esverdeada evidente na coloração azul-turquesa das suas ancas, ao abrigo das asas e axilares. Seus abrigos primários também mostram apenas um traço de azul.

Dimensão
13 cm por 5,25cm

Alimentação
Sua dieta natural consiste em vários frutas maduras, sementes, capim-sementes e bagas.

Devem dispor de uma mistura, seca composta de sementes diversas, incluindo trigo, aveia, alpiste, milho miúdo diversas, sementes de ervas daninhas e um pouco de girassol de boa qualidade. Várias frutas frescas (incluindo maçãs) e legumes (cenoura ou seja), Durante a época de reprodução, em particular, insectos e vários alimentos macios devem estar disponíveis também.

Produção
Forpus Cyanopygius estão bastante tranquilos. Eles são tímidos, particularmente durante a adaptação. São encontrados muitas vezes metidos no canto do viveiro assustados. É melhor evitar perturbações e proporcionar vários arbustos para se sentirem seguros. A aclimatação é por vezes difícil. Inicialmente são sensíveis ao frio e às infecções. Eles não toleram bem uma mudança brusca da sementes, é importante introduzir os novos alimentos devagar e com cautela.

São aves que gostam muito de tomar banho diariamente, é recomendado uma taça rasa com água. Para satisfazer a sua vontade de morder e também para entretenimento, é importante estar presente galhos de salgueiro frescos.

São aves activas que exigem grandes voos, garantindo assim uma boa saúde e um bem-estar exemplar. Os viveiro devem de ter uma dimensão de 3x1x2m, e não podem ser colocadas outro tipo de espécie nos viveiros se pretenderem ter sucesso.

Fornecer um ninho com as seguintes medidas 15x15x25cm, e com um orifício de 5cm de entrada. A altura da reprodução é sinalizada por uma coloração mas intensiva no azul-prateado.

Põem em média 6 a 8 ovos, em dias alternados. O período da incubação é feito apenas pela a fêmea. Que começa a incubar os ovos após o segundo ovo ser colocado. O período de incubação é cerca de 19 dias e durante esse tempo ela raramente sai do ninho é alimentada pelo macho. Durante esse tempo, ela esta sensível à perturbação e inspecção do ninho. Por vezes pode abandona os ovos ou filhotes derivado as perturbado. Os filhotes são alimentados durante 4 a 5 semanas, apões eles deixarem o ninho tornam-se independentes ao fim de 2 a 3 semanas. É importante retirar o mais rápido possível as jovens aves do viveiro os pais por vezes ferem os filhos por querem reproduzir novamente.

Fonte:www.avianweb.com

sábado, 5 de dezembro de 2009

INFORMAÇÕES DETALHADAS DE VARIAS ESPÉCIE DE FORPUS.

Forpus coelestis
Common name: pacific
Other names: celestial, Lesson's parrot
Variations: F.c. lucida

Forpus passerinus
Common names: green-rumped
Other names: common parrotlet, Guiana parrotlet
Variations: F.p. viridissimus, F.p. cyanophanes, F.p. cyanochlorus, and F.p. deliciosus

Forpus vividus - formerly xanthopterygius
Common name: blue-winged
Variations: F.c. flavissimus, F.c. flavescens, F.x. olallae, F.c. crassirostris, F.c. spengeli

Forpus conspicillatus
Common name: spectacled
Variations: F.c. caucae, F.c. metae

Forpus cyanopygius
Common name: Mexican
Other Names: Turquoise-rumped Parrotlet, Sonora Parrotlet (F. c. pallidus), Tres Marias or Grayson's Parrotlet (F c. insularis)
Variations: F.c. insularia, F.c. pallidus (under investigation)

Forpus xanthops
Common name: yellow-faced
Forpus sclateri
Common Name: Dusky-billed or Sclater's parrotlet
Other Names: Sclater's Parrotlet, Schomburgh's Parrotlet.
Variation: F.c. eidos


fonte: http://shadypines.com/pletindx.htm

PEQUENOS PAPAGAIOS

Os Forpus são conhecidos por pequenos papagaios, com atitudes dos seus homólogos de maior dimensão. São incríveis, inteligentes, adaptáveis e energético. Já foi mencionado que uma semelhança muito forte com o papagaio da Amazônia, com uma esperança de vida média até ou mais de 20 anos. A identificação de ambos os sexos é evidente em todos as variedades, com a única excepção na mutação albina.

sábado, 4 de julho de 2009


Ovos de forpus coelistis.


forpus coelistis mutação azul criada a mão 2009


forpus coelistis verde cria criada a mão.

Ave criada a mão.